Moradores de Marcílio Dias prestigiam Mateada Cultural

Moradores de Marcílio Dias prestigiam Mateada Cultural

A manhã de domingo, 13, foi diferente para os moradores de Marcílio Dias. Pela primeira vez, a população do distrito recebeu a “Mateada Cultural”, evento que busca preservar a tradição do chimarrão com boa conversa, música e atividades diversas.

O evento é organizado pela Fundação Cultural Helmy Wendt Mayer, que há mais de um ano promove mateadas no centro e também em bairros de Canoinhas. A gestora de cultura, Viviane Bueno, conta que a edição em Marcílio Dias foi sucesso. “Veio muita gente mesmo, o pessoal chegou com a cuia com a sua térmica e a gente forneceu a erva-mate. Teve muita música e artesanato”, comenta Viviane.

Para o secretário executivo do Sindicato dos Produtores de Erva-mate (Sindimate), Luiz Mario Dranka, a mateada é um momento importante que preserva a tradição e dissemina a cultura local. “É muito importante para o setor ervateiro para  que através deste evento, a mateada cultural, a gente possa estimular mais o consumo do chimarrão, trazendo a cultura, resgatando a historia através dos músicos locais e promovendo a integração das comunidades”, avalia Dranka.

Além da roda de chimarrão e de apresentações musicais, a mateada em Marcílio Dias contou com exposição, comercialização de artesanato e com bazar em prol da ONG Anjos de Patas. No dia 3 de Maio, a Fundação Cultural promove mais uma edição do evento, dessa vez em frente à igreja Matriz Cristo Rei, comemorando o Dia de Santa Cruz.

Fonte:http://www.pmc.sc.gov.br/noticias

Conheça Nossa Loja Virtual

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a Erva Mate Canoinhas, que tal conhecer Nossos Produtos!