Produção

Foto Atual da Erva Mate Canoinhas

Produção Erva Mate Canoinhas

Comprometimento e Qualidade

O nosso produto a Erva-mate chega até aos nossos clientes após um longo processo, que inicia ainda na seleção de mudas, plantio, cultivo, produção.

Os 9 processos de fabricação da Erva Mate Canoinhas

  • Matéria Prima (Erva Mate In-Natura)

     

    A Ervateira Dranka tem um grande controle na aquisição da erva mate em toda região que atua, através de observações criteriosas sobre a origem do produto e sobre seu histórico de manejo. Orientamos e incentivamos o plantio e o manejo sustentável das florestas de erva-mate. Também Orientamos os fornecedores sobre as legislações pertinentes à colheita da erva- mate. Possuímos um cadastro de todos nossos fornecedores para possibilitar a Rastreabilidade de origem e destino da matéria-prima.

  • Recepção da Matéria Prima (Erva Mate In-Natura)

     

    Nesta etapa damos início à rastreabilidade registrando o nome dos fornecedores no respectivo lote da matéria-prima. Em seguida o produto é classificado numa escala de qualidade que segue até o final do processo de secagem. Ainda na recepção das folhas é elaborado um cuidadoso trabalho de retirada de possíveis materiais estranhos (galhos de sapé, cipós, outras folhas, etc.).

  • Sapeco

     

    Na etapa de sapeco é utilizado lenha de eucalipto obtida de florestas plantadas para este fim. A lenha precisa estar bem seca para não interferir no sabor do produto. A temperatura deve estar sempre entre 400°C e 550°C variando de acordo com a umidade das folhas. Geralmente o proprietário Sr. Mario Francisco Dranka acompanha este processo. Pois é nesta etapa que define-se o sabor típico da erva- mate Canoinhas. Este processo também é responsável pela estabilização das enzimas das folhas, pois através do choque térmico, faz com que o produto conserve por mais tempo suas características. Capacidade máxima de produção por hora de 1700kg.

  • Secagem

     

    O mecanismo de secagem é definido como sistema de secagem rápida rotativo . Este sistema proporciona economia de lenha utilizada para a secagem, rapidez no processo, pouca mão- de- obra e mínimo contato com fumaça alem da segurança contra incêndios. Capacidade máxima de produção por hora de 1900kg.

  • Moagem

     Utilizamos dois sistemas de moagem neste processo.

    1. Moinho com Martelos: As folhas são desintegradas através do contato com martelos (astes metálicas) em alta velocidade de aproximadamente 3.000 rpm. A erva mate moída passa por uma peneira de 3mm. Este processo confere ao produto uma cor verde opaco. Capacidade máxima de produção por hora de 650kg de erva mate seca. O produto é empacotado na embalagem plástica.

     2. Atritor: Este mecanismo fragmenta as folhas através de um forte atrito da erva com placas metálicas, possibilitando ao operador definir a granometria desejada através da quantidade de erva que é inserida dentro do Atritor. O produto gerado tem a característica de verde folha e granometria em torno de 1mm. Capacidade máxima de produção por hora de 650kg de erva-mate seca. Este produto é empacotado na embalagem metalizada.

  • Empacotamento

     

    O empacotamento possui máquinas semiautomáticas, proporcionando rapidez e higiene no processo. Os equipamentos atendem à legislação vigente da ANVISA. Também segue as normas do Programa BPF (Boas Práticas de Fabricação). O ambiente da Ervateira Dranka é higiênico e os funcionários possuem uniformes na cor branca e tocas descartáveis para uso exclusivo no empacotamento. Capacidade de empacotamento por dia em turno de oito horas é de 2000kg.

  • Transporte

     

    A Ervateira Dranka dispõe de veículos novos e apropriados para a entrega dos produtos. As entregas são rápidas e executadas por funcionários capacitados para atender de maneira eficiente a necessidade dos clientes.

  • Programas de Qualidade

     

    Programa Alimentos Seguros (Boas Práticas de Fabricação - BPF) Convênio SENAI.

     

    Este programa contenpla os seguintes aspectos: Higiene pessoal e treinamento, Aspectos gerais de projetos e instalações, Aspectos gerais de fabricação, Aspectos gerais de limpeza e sanificação, Aspectos gerais de controle integrado de pragas, Aspectos gerais de controle da qualidade. A Ervateira Dranka observou que havia a necessidade de profissionalizar esses aspectos citados acima para oferecer mais segurança ao consumidor. Esse programa possibilita uma auditoria nacional ou internacional, pois o PAS é reconhecido pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e pela Federal and Drugs Administration –FDA- Americana. Pode ser consultado no site www.pas.senai.br.

     

    D-OLHO na qualidade (Descarte, Organização, Limpeza e Ordem mantida) – 5 Ss – Convênio SEBRAE.

     

    Este programa foi implantado em 2003 e vem sendo aprimorado a cada ano. Os funcionários são capacitados através de palestras e vídeos bem como reuniões para treinamentos periódicos .

  • Rastreabilidade

     

    Este programa permite a rastreabilidade de origem e destino do produto através da data de fabricação que consta na embalagem. Através da data podemos identificar o fornecedor da matéria prima que consta no pacote. Temos hoje 264 fornecedores cadastrados. Este sistema de controle é essencial para qualquer tipo de certificação nacional ou internacional.

Fotos da Produção

Conheça Nossos Produtos

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o processo de fabricação da Erva Mate Canoinhas, que tal conhecer Nossos Produtos!