Visitantes americanos na Ervateira Dranka

Visitantes americanos na Ervateira Dranka

Em Canoinhas, norte-americanos visitam Ervateira Dranka

Eles fazem parte de um programa de intercâmbio entre Rotarys de todo o mundo

Visita à Ervateira DrankaEdinei Wassoaski/JMais

Eles já chegaram sabendo que “bugiganga” é algo descartável e que “bonito” é um elogio. Arranhando no português, Emille Estopinal, Erin Pais, Karen Bernhardt e Christopher Patterson se divertem com o que aprendem e mostram muito respeito pelo Brasil. Vindos da cidade de Charlotte, no Estado estadunidense da Carolina do Norte, os quatro têm em Regina Lindenbeck um socorro. A brasileira naturalizada norte-americana transita bem entre o português e o inglês, apesar de morar há 30 anos nos Estados Unidos.

Os cinco fazem parte de um programa de intercâmbio que já se tornou tradição entre os Rotarys Club de todo o mundo. “Já recebemos filipinos, argentinos, alemães, mexicanos, enfim, muitos estrangeiros”, conta o secretário do Rotary Club Canoinhas, Antonio Carlos Dias. No próximo dia 23 é a vez de cinco componentes do distrito 4740, que vai de Mafra a São Miguel do Oeste, embarcaram para os Estados Unidos.

Os cinco americanos passaram dois dias em Canoinhas (terça e quarta-feira, 16 e 17). Daqui seguem para Fraiburgo. Eles já passaram por Concórdia, Chapecó, Joaçaba, Lages, São Joaquim, Curitibanos, Xanxerê e Mafra. O objetivo é conhecer a realidade de cidades brasileiras e trocar experiências profissionais. “Charlotte é o maior centro bancário dos Estados Unidos depois de Nova Iorque, mas assim como Canoinhas, já foi uma grande produtora de tabaco. Hoje a economia concentra em vinhedos, algodão, suinocultura e avicultura”, revela Regina, que se impressionou com a tranquilidade das cidades que visitou. Apesar de ser paulista e visitar frequentemente parentes no Brasil, ela não conhecia Santa Catarina.

Karen, que fala um pouco de espanhol, diz estar adorando o intercâmbio. “Aqui é muito calmo”, afirma.

 

PROGRAMAÇÃO

Segundo o presidente do Rotary Club Canoinhas, Ismael Carvalho, os cinco visitantes estão em Santa Catarina desde 1º de abril. Na terça-feira, 16, eles visitaram o prefeito Beto Faria (PMDB) e a Câmara de Vereadores de Canoinhas. Depois foram à Cervejaria Canoinhas. Nesta quarta-feira visitaram a MWV Rigesa e o Museu de Três Barras.

À tarde, eles visitaram a Ervateira Dranka, onde além de experimentarem o chimarrão, bebida desconhecida pela maioria, tiveram uma explicação do processo produtivo da erva-mate pelo diretor da empresa, Luis Mario Dranka, que morou por um tempo nos Estados Unidos.

Na noite desta quarta-feira eles participam de uma reunião formal do Rotary de Canoinhas e logo pela manhã desta quinta-feira, 18, deixam a cidade.

 

CURIOSIDADES SOBRE CHARLOTTE

 * Em 2008, Charlotte foi escolhida como o "Melhor lugar para se viver na America", com base em seus dados anuais, baseados em fatores incluindo oportunidades de trabalho, quantidade de crime e preço de imóveis.

* Também foi nomeada o 8º dos 100 "Melhores Lugares para Viver e Prosperar" por CNNMoney.com - cidades escolhidas pelo tipo de vida vibrante e oportunidades para novos negócios.

* Com o apelido de "Queen City" ("Cidade Rainha"), Charlotte (e também o condado que se encontra) foram nomeado em honra ao povo Alemão através da Princesa Charlotte of Mecklenburg, que tinha se tornado consorte da Inglaterra de George III no ano anterior à fundação da cidade.

* Segundo o censo nacional de 2010 a sua população é de 731 424 habitantes e sua densidade populacional é de 948,68 hab/km². Possui 1 745 524 habitantes em sua região metropolitana. É a cidade mais populosa do estado e a 17ª cidade mais populosa do país.

Conheça Nossa Loja Virtual

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a Erva Mate Canoinhas, que tal conhecer Nossos Produtos!